Home » projeto » Praça Mateus Grou

Praça Mateus Grou

Integrada ao Nufestival, revitalização da Praça Mateus Grou contou com voluntários e uma quadra para lá de especial

Você já parou para pensar que sua casa não é só da porta para dentro, mas também da porta para fora? A rua, bairro e cidade em que vivemos representam as identidades cultural e comportamental dos moradores e, por isso, repensar o espaço urbano hoje é essencial para criarmos uma Cidade Mais Humana, acolhedora e interativa.

Pensando nisso o Nubank, o Instagrafite e a Tintas Coral promoveram o Nufestival nos meses de setembro e outubro de 2017 e deixaram um legado colorido, emocional, ético e humano ao bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Dentre as atividades que compuseram esse verdadeiro manifesto de amor à cidade tivemos a revitalização da Praça Mateus Grou (Rua Mateus Grou, 510) no dia 06/10 que mobilizou voluntários da Tintas Coral e CAMP Pinheiros a pintarem o espaço que serve de descanso e recriação de centenas de pessoas todos os dias. Desde 2003 a área de 840m² abriga uma quadra, área verde, um parque para cachorros e playground que é mantida pela AMATEUS – Associação de Moradores e Comerciantes da Mateus Grou. Antes disso o espaço, que liga as ruas Mateus Grou e Dr. Vigílio de Carvalho Pinto, era um terreno baldio e hoje, graças ao apoio do comércio local a agora da Tintas Coral, a praça representa uma rua-cidadã.

O mutirão contou com mais de 50 voluntários que coloriram os canteiros, a escada arco-íris e as paredes que abrigam mosaicos de azulejo, mas o que roubou cena foi a nova pintura da quadra que ganhou ainda mais expressão graças ao trabalho dos artistas Tiago e Denis que compõe o duo B47. Com formas contemporâneas e dinâmicas o desenho explora tons de azul e roxo, transformando a quadra em uma obra de arte que respeita as linhas oficiais do futebol e basquete.

Essa é a primeira quadra artística revitalizada pelo Movimento Tudo de Cor dentro do projeto Quadras Inesperadas lançado em 2014 no Santa Marta. A proposta é que ela sirva de inspiração para que outros artistas e organizações convidem artistas para criarem obras de arte abaixo de nossos pés.

Acompanhe a Tintas Coral no Facebook, ative as notificações da páginas e seja o primeiro a assistir o vídeo que registra todo esse projeto!